ÁGIL

Descrição Resumida

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Descrição

Visão
Tornar-se referência no mercado maranhense de consultoria através do
desenvolvimento de projetos de melhoria e solução de problemas até 2021.

Missão
Prestar consultoria de excelência gerando valor para sociedade para, por meio da
Cultura Ágil™, transformar universitário em líderes.

Valores
Agilidade
Ser Ágil e Eficaz, buscando melhorias contínuas nos processos visando a maior
qualidade dos serviços.
Sinergia
Atuar em grupo como um organismo que funciona em busca dos mesmos objetivos,
lembrando que pensar no outro é mais eficiente do que pensar em si próprio, pois o
todo é maior que todas as partes.
União
Diferentes cabeças trabalhando em conjunto para além de trabalho, ser família.
Excelência
Ter como Prioridade a excelência na execução dos nossos projetos, para no fim do
dia nos sentirmos com os pés sujos, mentes cansadas e olhos brilhando.

Carta de Serviços – Ágil Engenharia Júnior
Nós atuamos com soluções empresariais, com enfoque em Engenharia de
Produção. Nossas soluções em Gestão estão divididas em 3 vertentes, que são
elas: Gestão de Processos, Produção e Empresarial. Nesse contexto, atuamos com
11 serviços:

Gestão de Processos
I. Mapeamento e Padronização de Processos
II. Estudo de Tempos e Movimentos
III. Logística
IV. Gestão de Estoque

Gestão da Produção
I. Layout – Projeto de Fábrica
II. Planejamento e Controle da Produção
III. Produção Enxuta

Gestão Empresarial
I. Análise de Mercado
II. Planejamento Estratégico
III. Plano de Negócios
IV. Gestão Financeira

Sobre os serviços:

1) Gestão de Processos
 Mapeamento e Padronização de Processos:
O que é?
O mapeamento e padronização de processos foca na identificação dos
processos, documentando as etapas para sua total compreensão e
estudando a fim de propor melhorias.
Como funciona?
Identificação e listagem dos processos de forma eficiente usando também o
auxílio de programas e softwares de gestão de processos.
Benefícios:
i. Visão ampla e geral do negócio;
ii. Definição de um fluxo ordenado dos processos e subprocessos;
iii. Padronização de processos e produtos;
iv. Obtenção do controle do processo.

 Estudo de Tempos e Movimentos
O que é?
A análise de tempos e movimentos consiste no desenvolvimento do método e
sistema produtivo com o menor custo e melhor tempo de execução de uma
tarefa e, posteriormente, a sua padronização.
Como funciona?
É analisada a série de movimentos elementares que cada trabalhador repete
quando realiza a tarefa e é cronometrado o seu tempo de execução, além das
ferramentas que cada um deles utiliza, analisando os desperdícios e
elaborando as melhorias.
Benefícios:
i. Estabelecimento dos tempos padrões;
ii. Aumento da produtividade;
iii. Melhoria ergonômica para o colaborador;
iv. Exclusão dos esforços desnecessários por parte do executor da
tarefa.

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 Logística
O que é?
O estudo da logística permite o acompanhar todos os processos dentro de
uma empresa, desde a armazenagem até a entrega. Assim, facilitando a
identificação das falhas e, consequentemente, a coordenação de todas as
áreas para a adoção de melhorias no serviço ao cliente.
Como funciona?
Através da análise do perfil e demandas dos clientes, e levantamento de
dados para descobrir pontos como: volume de vendas, regiões com mais
número de pedidos, tempo de entrega, etc. Para assim, traçar as estratégias
para conferir a máxima eficiência.
Benefícios:
i. Otimização dos serviços;
ii. Ganho de agilidade e eficiência;
iii. Redução dos custos operacionais.

 Gestão de Estoque
O que é?
A gestão de estoque refere-se à gestão dos recursos materiais de forma a
manter o equilíbrio entre a oferta e a procura, controlar a perecibilidade,
manter a variedade, a quantidade, o giro e a cobertura, entre outros detalhes.
Como funciona?
É feito através da criação de regras e padrões para organizar o estoque,
definir processos e as responsabilidades dos funcionários, trabalhar com
fluxogramas de entrada e saída, ter um controle rígido para seguir os padrões
definidos, além de organizar datas e períodos para compras com os volumes
máximos e mínimos de cada produto definido.
Benefícios:
i. Atendimento às demandas de forma constante, capacitando a
empresa de cumprir as exigências externas;

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ii. Continuidade das operações, permitindo que as operações sigam
sem contratempos;
iii. Economia nas operações, um estoque bem administrado permite
que a empresa corte custos.

2) Gestão da Produção
 Layout – Projeto de Fábrica
O que é?
A análise de layout visa a alocação ideal de recursos dentro e fora das
instalações físicas de uma empresa, melhorando o processo produtivo.
Como funciona?
Por meio de ferramentas e algoritmos que reduzam os tempos de transporte e
movimentação, possibilitando o aumento da produtividade.
Benefícios:
i. Redução do tempo de produção;
ii. Diminuição de custos indiretos;
iii. Melhor aproveitamento de recursos.

 Planejamento e Controle da Produção
O que é?
O planejamento e controle da produção é uma ferramenta de suporte para
tomada de decisões, tem como objetivo principal planejar e controlar o
processo de fabricação de mercadorias, além da utilização dos recursos
necessários para a sua produção.
Como funciona?
O Planejamento e Controle da Produção deve seguir um fluxo em que existe
a adequação das demandas, dos lotes, dos estoques e o sequenciamento da
produção ao que foi previamente planejado.
Benefícios:
i. Aumento da eficiência, utilizando a quantidade ideal de recursos;

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ii. Melhoria na comunicação, promovendo a troca de informações
necessária para que se execute o trabalho da melhor forma
possível;
iii. Redução dos custos, produzindo apenas o necessário para atender
a demanda.

 Produção Enxuta
O que é?
A produção enxuta visa entregar ao cliente exatamente o que ele quer, na
quantidade que ele quer e no tempo que ele desejar, é uma produção
realizada sem desperdícios usando princípios e técnicas que visam melhoria
contínua.
Como funciona?
Devem-se identificar os desperdícios na produção para que os princípios,
técnicas e ferramentas que caracterizam a Produção Enxuta sejam utilizados
a fim de eliminar as perdas no sistema produtivo.
Benefícios:
i. Identificação de atividades que agregam valor;
ii. Identificação e eliminação de desperdícios;
iii. Aperfeiçoamento da qualidade geral do produto da empresa ao
longo do processo;
iv. O mapeamento do fluxo de valor oferece uma representação visual
e mostra lugares para melhoria e redução de resíduos.

3) Gestão Empresarial
 Análise de Mercado
O que é?
A pesquisa de mercado é uma ferramenta de orientação para as decisões.
Ela auxilia na hora de traçar novas estratégias tanto na abertura de novos
negócios quanto na expansão daqueles já consolidados.
Como funciona?

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Podem ser usadas ferramentas como questionários, análise de tráfego e de
preferências dos clientes.
Benefícios:
i. Melhor atendimento às expectativas dos clientes;
ii. Identificação da estratégia dos concorrentes e observação dos
pontos fortes e fracos;
iii. Identificação do cenário atual do mercado;
iv. Maior aproveitamento das oportunidades.

 Planejamento Estratégico
O que é?
O planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias
para alcançar esses objetivos, sendo por isso, uma parte crucial da gestão
empresarial.
Como funciona?
É necessário analisar o cenário externo em que a empresa está inserida e
sua estimativa para o futuro, definir os objetivos a curto e longo prazo para
alcançar a visão de futuro definida, traçar estratégias que vão auxiliar a busca
da empresa por seu objetivo e definir os planos de ação para gerenciar essas
estratégias.
Benefícios:
i. Entendimento de como o ambiente externo pode impactar na
empresa;
ii. Clareza nos objetivos para que possam ser atingidos de forma
eficiente;
iii. Estabelecimento um direcionamento para alcançar seus objetivos
de forma eficaz;
iv. Aumento da rentabilidade;
v. Maior controle sobre as ações da empesa.

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 Plano de Negócios
O que é?
O plano de negócios é um documento escrito que consta uma visão geral
sobre uma empresa. Ele auxilia o planejamento da empresa, em logo prazo,
visto que colabora ao entendimento do mercado e posicionamento do
negócio.
Como funciona?
Através do Plano de negócios o gestor consegue ter acesso a informações
concorrentes, fornecedores, estrutura e definição de processos internos e
externos.
Benefícios:
i. Aprimorar e desenvolver ideias de negócio;
ii. Análise de oportunidades;
iii. Auxilio na tomada de decisão;
iv. Possibilidade de apresentar a empresa para investidores, clientes e
fornecedores, facilita a comunicação entre as partes.

 Gestão Financeira
O que é?
Gestão financeira é um conjunto de ações administrativos que envolvem o
planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa.
Tem como objetivo melhorar os resultados e aumentar o valor do patrimônio
da empresa.
Como funciona?
Para fazer um controle financeiro com eficiência pode se usar planilhas ou
softwares de gestão, porém, é preciso saber que despesas e receitas devem
ser lançadas diariamente para poder ter uma boa visão do financeiro da sua
empresa.
Benefícios:

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i. Análise dos resultados financeiros e planejamento de ações
necessárias para obter melhorias;
ii. Análise e negociação da captação dos recursos financeiros
necessários e a aplicação dos recursos financeiros disponíveis;
iii. Efetuação dos recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo
de caixa;
iv. Controle das contas, vendas, compras, impostos e despesas
operacionais.