EJAD

Descrição

PORTFÓLIO EJAD CONSULTORIA: INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS
A Empresa Júnior de Administração é uma associação que presta serviços com
qualidade profissional, a preços e atendimento diferenciados na área de consultoria
empresarial.
A EJAD é reconhecida como uma das principais referências do seu segmento,
sendo a primeira empresa júnior do Maranhão, atuando há 25 anos no mercado,
sendo um agente que contribui diretamente para o sucesso do empresariado
maranhense, além de promover o desenvolvimento socioeconômico do país como
um todo.
O QUE PODEMOS OFERECER PARA SUA EMPRESA?

MAPEAMENTO DE PROCESSOS:
Benefícios: Identificar gargalos operacionais;
Controle efetivo do processo produtivo;
Gerar indicadores estratégicos;
Alocar corretamente os recursos.
O que é: Consiste no entendimento dos processos da empresa, objetivando o
mapeamento e organização destes e, posteriormente, redesenhá-los e estudá-los.
Indícios: As atividades têm consumidos muitos recursos; os funcionários não
operam suas funções adequadamente, ocasionando atrasos, sobrecarga e
retrabalho.
Solução: Adequação dos processos para que alcancem maiores resultados,
melhorando o fluxo de informações e corrigindo falhas pontuais.
Resultados esperados: Otimização de custos, tempo e qualidade das atividades,
através de processos de trabalho padronizados e controláveis.

PESQUISA DE MERCADO:
Benefícios: Definir as características do cliente;
Identificar a inserção de um novo produto no mercado;
A identificação do tipo de produto que o cliente mais se reconhece;
A capacidade de identificar problemas;
Possibilidades e oportunidades de forma mais assertiva para potencializar e
favorecer o crescimento da empresa.

O que é: É uma coleta de dados onde são analisados o segmento de mercado, os
consumidores, fornecedores e/ou concorrentes. Além de poder avaliar a aceitação
de uma ideia, produto ou serviço junto ao seu público-alvo.
Indícios: Incerteza na tomada de decisão, no que tange a definição de um novo
negócio ou a introdução de um novo produto/serviço no mercado, falta de
conhecimento sobre a necessidade dos clientes e necessidade de oferecer produtos
inovadores.
Solução: Definição do negócio mais viável através da análise de preferência dos
clientes e introdução de um novo produto/serviço que tenham grande aceitação
mercadológica.
Resultados esperados: Compreensão assertiva da posição da empresa no
mercado e fidelização dos clientes.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Benefícios: Agilidade na tomada de decisões;
Maior flexibilidade das atividades;
Melhor conhecimento dos seus concorrentes;
Melhoria de comunicação entre os seus funcionários;
Maior capacitação gerencial até mesmo dos funcionários de níveis inferiores;
Consciência coletiva;
Melhor relacionamento entre empresa-ambiente;
Maior capacidade e rapidez da adaptação dentro da empresa.
O que é: Estudo profundo do ambiente interno e externo da empresa, visando
elaborar estratégias que permitam fazer uso dos recursos disponíveis de forma
eficiente, aumentando sua produtividade.
Indícios: Não consigo estabelecer objetivos claros para minha empresa e para os
meus funcionários.
Solução: Desenvolver, em conjunto com o cliente, a Missão, Visão e Valores que
irão reger o trabalho na empresa, além de objetivos e metas para a organização e
de cada funcionário.
Resultados esperados: Orientar o empresário às melhores decisões a serem
tomadas, estabelecer o senso de mudança e integração nos funcionários e
mensurar o desempenho da empresa, atingindo o objetivo final.

Benefícios: Melhor compreensão dos objetivos claros de cada tarefa;
Estabelecer os perfis para a seleção de pessoal;
Facilitar a avaliação de desempenho dos colaboradores;
Serve como manual para gerenciamento de equipes.
O que é: É o detalhamento das atribuições, responsabilidades, requisitos,
competências, habilidades, relacionamentos envolvidos e o ambiente no qual o
cargo está inserido.
Indícios: Dificuldade nos processos de recrutamento e seleção, não aproveitamento
por parte dos colaboradores dos treinamentos oferecidos pela empresa, indefinição
de metas, resultados ou padrões de desempenho, desconhecimentos dos
funcionários quanto as atividades que devem executar e a quem devem se reportar.
Solução: Garantir subsídios ao recrutamento e à seleção de pessoas, fornecer
conteúdo dos programas de treinamento adequado a necessidade dos
colaboradores, definição de critérios, padrões de desempenho, metas e resultados a
serem atingidos, informação sobre o conteúdo dos cargos e desempenho dos
ocupantes.
Resultados esperados: Agilidade na execução das tarefas, melhoria da
comunicação entre os setores da empresa, formalização dos cargos.

CLIENTE ESPIÃO
Benefícios: Definir as características do cliente;
Identificar a possiblidade de um novo produto ou serviço no mercado;
A identificação do tipo de produto que o cliente mais se identifica;
A capacidade de identificar problemas, possibilidades e oportunidades de forma
mais assertiva, para potencializar e favorecer o crescimento da empresa.
O que é: Metodologia a qual se busca informações de serviços e produtos de uma
empresa concorrente através de “espionagem”, a fim de avaliar as funções desde o
atendimento aos clientes até o conhecimento do funcionário sobre o seu papel. O
“espião” tem a tarefa de se passar por um cliente normal, no intuito de avaliar alguns
aspectos da empresa, agindo de forma imparcial, objetiva e anônima.
Indícios: Perda de clientes para os concorrentes por falta de um bom
relacionamento com eles, funcionários não têm conhecimento necessário sobre o                                                                                                produto oferecido para atender com qualidade, falta de inovação nos processos,
clientes insatisfeitos.
Soluções: Melhorar a qualidade no atendimento ao cliente, mantendo sempre um
padrão e identificando os possíveis melhoramentos da empresa.
Resultados esperados: Clientes fidelizados com a qualidade nos relacionamentos
com eles.

PLANO DE NEGÓCIOS
Benefícios: Permite identificar e restringir seus erros enquanto estes estão em
estágio inicial evitando que o erro venha ser cometido no próprio mercado;
Facilita a organização da empresa, possibilitando a seus proprietários um
planejamento detalhado sobre todos os insumos necessários para sua estruturação.
O que é: Consiste na descrição da viabilidade de abertura ou expansão de um
negócio, analisando o mercado e estabelecendo as ações necessárias para que os
objetivos sejam alcançados. Além do desenvolvimento da estruturação física,
humana e o retorno financeiro, diminuindo riscos e incertezas do empreendimento.
Indícios: Problemas em vários aspectos do negócio, ausência de estratégias de
marketing definidas, falta de conhecimento no que tange a logística do
empreendimento, problemas no atendimento, dificuldades financeiras.
Solução: Reorganização da empresa, formalização dos processos, reestruturação
do negócio.
Resultados esperados: Visão holística do negócio, reorganização da empresa
como um todo.

PLANO FINANCEIRO
Benefícios: Possibilidade de definir quanto de recurso está disponível e, assim,
direcionar o seu uso;
Facilidade de para realizar as projeções, analisar e aplicar seus investimentos no
momento certo, supor custos e reconhecer as melhores oportunidades para
direcionar seu negócio.
O que é: Visa o entendimento da situação atual da empresa nos cenários interno e
externo; definição de metas e objetivos financeiros de longo prazo, elaborando
estratégias e planos de ação para alcançá-los.                                                                                                                                                                Indícios: Gastos desnecessários, ausência de um plano de investimentos, custos e
financiamentos que seja adequado à estratégia do negócio, falta de controle nas
entradas e saídas da empresa.
Solução: Organizar o orçamento da empresa e dar suporte à alocação de recursos
em curto, médio e longo prazo, alinhando com a estratégia da empresa.
Resultados esperados: Sintonia entre as finanças e estratégias da empresa,
orçamentos direcionados da sua empresa.

PLANO DE MARKETING
Benefícios: Concentração dos esforços de Marketing no público mais adequado,
possibilitando um aumento de vendas e conhecimento mais aprofundado sobre os
seus consumidores;
Identificação dos desejos e necessidades dos clientes;
Definição de um plano de estratégias para obter sucesso na divulgação, localização
e manter uma política de preços flexíveis.
O que é: Documento que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais
objetivos de marketing, adaptando-se a mudanças e identificando tendências. O
estudo baseia-se na análise dos 4 P’s.
Indícios: A empresa não possui estratégias eficazes de marketing ou as que utiliza
não estão sendo eficazes.
Solução: Objetivos, metas e estratégias para alcançar o sucesso de um
empreendimento, identificando ameaças e oportunidades de negócios.
Resultados esperados: Maior alcance de clientes, clientes mais satisfeitos, marca
bem posicionada e seu negócio bem-sucedido.